Não adianta mais empurrar produtos e serviços goela abaixo dos consumidores, como era feito há não muito tempo atrás. Agora, a ideia é oferecer conteúdo de relevância e consistência, para conquistar realmente a confiança do potencial cliente. Lembra quando falamos sobre persona no último artigo? Calma, se você não leu, é só clicar aqui. Pois é, hoje se faz imprescindível atrair a atenção do cliente com conteúdo de qualidade e direcionado ao que ela gosta e quer.
Como produzir conteúdo relevante
Sofremos overdose de informações digitais todos os dias, então é preciso ter um diferencial para se destacar e atrair a atenção da sua persona. É preciso ser original, autêntico e que resolva os problemas do consumidor, e para que ele chegue até esse conteúdo, você precisa atraí-lo, seja em posts de redes sociais, blog, vídeos, e-books, webinars, entre outros.
Justamente pensando nisso, é preciso definir a persona da maneira mais completa possível, afinal, de nada adianta criar um conteúdo interessante se você não sabe para quem está produzindo ou qual mensagem gostaria de transmitir. Vamos explicar melhor…
Quando você estrutura uma marca e entende como deve se comunicar, fica muito mais fácil saber como entregar um conteúdo ao público. Então, vamos pensar que a sua persona é jovem, descontraída, interessada em séries e cultura pop, literatura, viagens e outros idiomas. Bom, não vai fazer muito sentido os seus textos utilizarem uma linguagem mais conservadora, voltada a alguém de 50 anos, que não gosta muito de ler e tem mais interesse em automobilismo, né?
Quando você fala exatamente a linguagem da sua persona, fica muito mais fácil chamar a atenção dela. Sem contar que entendendo melhor os hábitos dela, vai saber falar com a audiência certa, na hora certa. A partir de algumas definições, você começa a entender qual a rede social mais adequada e quais os horários de uso da sua persona. Essa é a melhor maneira de aparecer com as suas ofertas de conteúdo exatamente onde ela está!
Tá, mas e agora?
Já dissemos algumas vezes que você precisa saber quais são as necessidades que a persona possui com relação ao seu produto ou serviço. Para isso, é importante conhecer os tipos de busca que ela faz na internet e quais palavras usa nas pesquisas, por exemplo, porque com essas respostas é possível elaborar um conteúdo que não seja só mais um. Assim, ela vai realmente ficar interessada no conteúdo que você produz.
O seu conteúdo também é direcionado pela jornada de compra na hora de atrair a persona, porque ela vai começar como visitante até se transformar em cliente. Primeiro vai ser um novo aprendizado e descoberta sobre determinado assunto, depois vem a fase do reconhecimento do problema e, em seguida, a consideração da solução para que, enfim, ela chegue na decisão de compra.
Entendendo tudo isso e unindo-os, fica muito mais fácil de pensar em conteúdos relevantes que atraiam as pessoas certas. Mas é claro que não se pode esquecer de uma coisa muito importante: o cliente precisa compreender a sua autoridade no assunto, credibilidade e qualidade. A persona precisa, com todo o conteúdo consumido, ficar consciente do valor do seu negócio e da sua marca!
Só um cuidado! Quando falamos sobre autoridade, é preciso não confundir com arrogância, então, aproxime-se do seu público e se mostre aberto para interações, comentários e sugestões. Nunca esqueça da sua persona para não se perder no caminho!
Não é uma missão nada impossível deixar a persona interessada no seu conteúdo, o que você precisa é realmente saber defini-la antes de iniciar os trabalhos. E se ainda não tiver nenhum cliente para tomar como exemplo, não se preocupe, existem outras alternativas. Clique aqui e leia o nosso artigo sobre o assunto!
Se este artigo foi útil a você, continue de olho no nosso blog e redes sociais. Sempre colocamos um conteúdo repleto de informações que podem te ajudar!
Grande abraço 😉
Equipe Primage.