Se você acompanha o nosso blog, já ficou mais do que claro que a diferença entre um marketing eficiente e um que não dá resultados é o direcionamento, né? Para que uma campanha realmente funcione, independente do segmento, é necessário conhecer o público que tem mais chance de comprar o produto e preparar uma comunicação que converse com ele. Mas qual a diferença entre público-alvo e persona?
Neste post, vamos falar sobre a diferença entre público-alvo e persona, as melhores aplicações e como criá-los na sua empresa. Acompanhe com a gente!
O que é público-alvo?
VVVVamos lá, o público-alvo é o primeiro passo para uma campanha de marketing. Ele traz a definição social, econômica e demográfica de quem consome o seu produto ou serviço. Principalmente no começo, em que você ainda esteja criando o que vai vender, estudar o mercado e o público-alvo é muito importante.
O público-alvo precisa te transmitir algumas informações, como:
- Gênero;
- Formação;
- Estado Civil;
- Hábitos de Compra;
- Idade;
- Região do país;
- Profissão.
Quer entender melhor do que estamos falando, né? Então, aqui vai um exemplo de público-alvo para não haver dúvidas:
- homens, de 30 a 40 anos, com ensino superior completo, renda mensal entre 5 a 8 salários-mínimos, moradores de Londrina, casados e que consomem notícias por meio de sites de jornais e revistas semanais;
Caso você já tenha clientes, o processo para descobrir o público-alvo é mais fácil fazendo uma pesquisa entre eles para identificar esses padrões. Caso isso não seja possível, é preciso responder algumas perguntinhas, como:
- seu produto se destina a empresas ou pessoas físicas?
- em que região, cidade ou estado moram as pessoas que compram seu produto?
- esse é um produto destinado a um só gênero ou é unissex? No caso da última opção, é comprado mais por homens ou mulheres?
- qual é a idade dos seus consumidores?
- qual é a renda?
- qual é a formação?
- qual é o estado civil?
- qual é a idade ou a geração para a qual se destina o produto?
- com qual frequência consome o produto?
Apesar de ter a sua importância, é preciso frisar uma coisinha: o público-alvo tem caído em desuso como o grande direcionador das campanhas de marketing. Isso acontece porque as pessoas têm novos hábitos de consumo e segmentação necessárias para o marketing digital e precisa afunilar ainda mais o público para tornar essas campanhas mais eficientes. É justamente essa a grande diferença entre público-alvo e persona.
O que é persona?
Então, ali em cima falamos no desuso do público-alvo, ainda mais com a ascensão da persona, que tem se mostrado a melhor solução para o mercado atual com um consumidor extremamente conectado. Ou seja, a grande diferença entre público-alvo e persona é que a persona é mais rica em detalhes e garante uma segmentação mais eficiente e bem mais focada.
Além do que sabemos com o público-alvo, a persona traz ainda mais informações, como:
- A criação de um nome fictício para que a conexão seja maior;
- Uma pequena história sobre a persona;
- Estilo de vida;
- Redes sociais favoritas;
- Hobbies;
- Dores relacionadas ao produto;
- Ambições.
Vamos para mais um exemplo? É para não ficar dúvida mesmo sobre a diferença entre público-alvo e persona.
Daniele tem 28 anos, já é formada e trabalha como fisioterapeuta. Ganha entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, é solteira e bem resolvida profissionalmente. Ela adora comprar roupas pela internet e tem um gasto mensal separada para isso, o que a faz sempre se manter atenta às novidades resenhadas pelas blogueiras. As principais dificuldades são os fretes altos que acompanham os produtos. Sempre está de olho em digital influencer de moda e beleza no Instagram e blogs. Mora em Curitiba e costuma sair para bares e boates. Gosta de sempre estar bem vestida.
Qual o benefício de ter uma persona?
Já que estamos falando sobre a diferença entre público-alvo e persona, é importante perceber tudo o que a persona pode trazer para a sua campanha de marketing. E não é pouca coisa, não! Vamos destacar as principais:
- Linguagem otimizada;
- Quais as melhores redes sociais para investir;
- Quais assuntos despertam mais interesse;
- Palavras-chave;
- Melhor formato de conteúdo;
- Melhor momento para fazer uma oferta;
- Periodicidade do e-mail marketing.
Na verdade, verdadeira, tanto o público-alvo quanto a persona são bastante importantes. Enquanto o público-alvo dá informações mais gerais sobre o seu cliente ideal, a persona traz um maior nível de detalhes para ajudar o marketing a se comunicar melhor.
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Equipe Primage.