Se a sua empresa está entrando agora no mercado, deve estar passando pelo seguinte dilema: como construir uma campanha de marketing digital se eu não sei quem é a minha persona? Fica mais fácil quando você tem clientes para traçar o perfil, mas se você não tem, é um pouco mais desafiador. Mas calma, é possível criar métodos sobre como construir a persona!

Mesmo que você ainda não tenha clientes para saber com precisão quem é a sua persona, sem depender dos achismos, existem outras maneiras que possam representar o potencial cliente da sua empresa. Acompanhe neste artigo e mostraremos como construir a persona.

Pesquisa tradicional

Como dissemos no artigo anterior, para saber como construir a persona, o ideal é que entreviste seus clientes para descobrir determinadas informações sobre eles. É importante fazer uma representação semi-fictícia – baseada em fatos reais – do seu cliente ideal. Para isso, é importante formular perguntas para saber informações como essas:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Cargo;
  • Motivos e objetivos que levaram a comprar o produto/serviço;
  • Desafios que a sua empresa ou o seu produto ajudam a superar;
  • Canais em que a pessoa acompanha conteúdo;
  • Formatos de conteúdo que gosta de consumir.

Como construir a persona antes de ter clientes

Obviamente, que se você ainda não tem cliente, não tem como fazer uma entrevista, né? Então, o melhor caminho é fazer uma pesquisa de mercado, análise do Google Analytics e avaliação dos seus concorrentes.

Outra coisa que ajuda muito é fazer a análise em redes sociais. Uma ferramenta bastante prática é o Buzzsumo, que também analisa a sua concorrência para entender como é o engajamento do público do mesmo segmento que o seu nas redes sociais.

Mas a melhor opção dentre as citadas sobre como construir a persona, é a pesquisa de mercado. Nela você conecta um volume mais alta de respostas, combina dados quantitativos e dados qualitativos, gera informações aprofundadas, consegue representar o seu público-alvo de forma mais fiel, entre outras coisas.

Se a sua empresa já tem um site ou blog, é interessante analisar as estatísticas do Google Analytics para entender o perfil de quem tem acessado e que tipo de conteúdo seus visitantes têm buscado. Isso ajuda afunilar bastante o seu público-alvo e formar a sua persona.

Como citamos, outra maneira de conhecer o seu potencial cliente é analisando os seus concorrentes, principalmente para entender as palavras-chave mais buscadas por eles e os conteúdos mais lidos ou assistidos. Para te ajudar nisso, existem ferramentas como o SEMrush, que traz todos os dados que você precisa saber.

Agora que você já aprendeu como construir a persona mesmo antes do primeiro cliente, não esqueça de analisar os dados e de compilar as informações em um arquivo que será sempre consultado. Deixe disponível de maneira padronizada para toda empresa, para que todos os setores saibam com quem estão se comunicando.

E então, é desafiador saber como construir a persona sem o primeiro cliente, mas bastante possível, não é mesmo? Se este artigo foi útil a você, continue de olho no nosso blog e redes sociais. Sempre colocamos um conteúdo repleto de informações que podem te ajudar!

 

Grande abraço 😉

Equipe Primage.

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