Se você prestou pelo menos um pouco de atenção em alguma das estratégias que devem ser incluídas no meio digital neste ano, você com certeza ouviu a palavra micro ou macro influencers. Desde que os blogueiros e youtubers comandaram a internet é improvável que você passe um dia sem ter visto uma propaganda ou uma “dica” que estes influenciadores te passam.
Eles estão em todos os segmentos, tem milhares de seguidores atentos e possuem autoridade para falar sobre sua marca. Todos nós seguimos algum influencer e este fato ficou ainda mais claro em 2018, as vendas aumentam significativamente e os mídia kits também. Sabendo disso, qual a melhor forma de trabalhar com eles?
Micro ou macro influencers: qual a melhor opção para sua marca?
Vamos lá, se você ainda não sabe qual a diferença entre um e outro, nós vamos te situar, na verdade é um conceito bem simples. É dividido em três tipos de influenciadores, os micro influencers, os macro influencers e as celebridades.
Enquanto os micro influencers carregam uma média de 5 a 50 mil seguidores, macro influencers podem variar de 60 mil a 1 milhão de seguidores online. Já as celebridades são as responsáveis pelos números que passam da casa do primeiro milhão. Cada um deles possui uma forma diferente de trabalhar, mas você verá que há um certo padrão de negociação, os chamados mídia kits.
Os mídia kits são uma forma de fechar negócio com marcas e empresas de variados segmentos, você entra em contato com o influencer em questão e eles te encaminham – normalmente via e-mail – uma tabela de valores, opções e formatos de postagem. Através desta tabela você escolhe o que se enquadra melhor no seu bolso e estratégia e determina o restante das condições.
Os preços podem variar de centenas a milhares e, dependendo de seu acordo, milhões. Há ainda alguns micro influencers que trabalham com troca de produto, ou seja, você oferece seu produto gratuitamente em troca de uma postagem com um review positivo. Em meio a todas as informações parece simples escolher, mas é fundamental levar em consideração a estratégia da sua empresa.
Ao contrário do que se acreditava no início – quanto mais seguidores melhor – muitas marcas têm começado a investir em uma estratégia diferente: micro influencers.
Os micro influencers, se forem escolhidos corretamente, podem ter uma interação maior, assim como maior venda de produto. Mas é necessário levar em consideração qual o objetivo de sua ação e se o alcance desse influencer realmente é o que sua empresa procura. Outros pontos que você deve estudar são:
- Qual o público que o influencer atinge
- Qual o alcance de suas postagens
- Como se comporta seu público digitalmente
- Qual a melhor linguagem a usar
- Qual a interação e resultados que o influencer costuma atingir
Negociando com gigantes, aprenda a conversar com estes dominadores digitais
É importante entender que você não vai estar negociando com leigos, principalmente quando trata-se de celebridades e macro influencers. Na maioria das vezes não negociará diretamente com o influenciador, mas sim com seu assessor ou empresa digital, e quando não o são, o influencer em questão mostra um conhecimento significativo no assunto.
Eles irão defender e te induzir ao melhor interesse e é importante saber falar sua língua. Além de conhecer sobre o mercado digital e empresarial você deve saber convencer que o seu produto realmente é do interesse do influencer e que verdadeiramente está de acordo com sua visão e imagem. Para isso é importante ter um bom conhecimento em copywriting !
Não se prive de ter um time profissional que defenda os interesses digitais da sua marca, ou de se especializar no assunto para, quando chegar o momento, você fechar o negócio perfeito para ambos os lados. Lembre-se que após as postagens você precisará de outra estratégia para trabalhar os resultados colhidos e isso entrará dentro do objetivo da sua empresa no mundo digital.
Esperamos ter ajudado,
Primage Agência Digital.