Nós já sabemos o quanto o marketing de conteúdo pode ser uma poderosa arma de divulgação para sua marca ou produto, mas você sabe quais as maiores referências no assunto?
Como mencionei no último artigo, o marketing de conteúdo pode ser um assunto muito amplo, e entender certinho todos os objetivos e áreas que ele pode atingir pode ser um caminho complexo para “marketeiros” e empresários de primeira viagem, ou no mínimo confuso.
Por isso separei alguns exemplos práticos que irão ajudar muito a entender quais as melhores formas de alcançar o sucesso através da renomada estratégia:
Marketing de Conteúdo Exemplos: Coca-Cola, Nike e Red Bull o que há em comum?
Sim, nós crescemos assistindo propagandas da Coca-Cola, Nike e mais recentemente da queridinha “Red Bull te dá asas“! Mas apesar de serem todas gigantes do marketing, não é somente sua fama que as conecta.
Um excelente investimento em conteúdo de primeira linha é, acima de tudo, o que as têm ligado e as colocado como referências inspiradoras. O que mais tem chamado a atenção é a forma criativa e inovadora com que elas vem trabalhando a promissora estratégia, entenda um pouco logo abaixo:
Coca-Cola
a maior lição de conteúdo que a Coca-Cola pode nos dar é a criatividade. A Coca-Cola sempre sai do comum e aposta em formas diferentes de divulgação, e não poderia ser diferente com o marketing de conteúdo!
Há algum tempo atrás foi promovido um evento onde as maiores referências gastronômicas do youtube foram desafiadas a responder a pergunta: qual o melhor hambúrguer para acompanhar uma Coca-Cola? O resultado foi uma alta divulgação em conteúdo audiovisual de qualidade. E ainda melhor, produzido por seus consumidores!
Não foi a primeira vez e também não será a última. Isso não quer dizer que sua empresa não pode se inspirar no formato e também gerar muito conteúdo de qualidade com esta estratégia.
Nike
a Nike também vai além e investe forte na produção de conteúdo nas redes sociais. A promoção de eventos que incentivam ao esporte como o #VemJunto é um excelente exemplo de como engajar seu público a promover um conteúdo de mídias sociais genial!
Red Bull
apesar de muitas pessoas acharem que a Red Bull não era uma forte concorrente para a produção de marketing de conteúdo, a empresa só mostrou como é possível produzir algo de qualidade em qualquer área!
A estratégia da marca é desenvolver artigos dos mais variados assuntos como música, esportes radicais e até mesmo jogos virtuais. A Red Bull acredita que o conteúdo que remete a adrenalina tem tudo a ver com a proposta de venda do produto, e eles não poderiam estar mais corretos!
Cada uma delas possui objetivos diferentes, mas os atinge mais que efetivamente com suas estratégias de conteúdo que podem com certeza ser consideradas como bem-sucedidas!
Marketing de Conteúdo Exemplos: já ouviu falar no efeito BuzzFeed?
Se você nunca ouviu falar no site BuzzFeed, pelo menos com um de seus artigos você já esbarrou na internet! Apesar do BuzzFeed não ser considerado exatamente como um site de marketing de conteúdo, o formato como ele apresenta seus artigos obteve um efeito significativo na área.
“As 10 maneiras de…” “20 Exemplos que…” Estes são alguns dos modelos de título que mudaram totalmente a forma como as empresas produziam conteúdo. Um ótimo exemplo de como a criatividade e ousadia na produção do conteúdo pode atrair enorme visibilidade para seu site ou produto!
Apesar destes “manuais” estarem por toda internet, nós nunca nos saturamos deles, afinal sempre há 1 maneira ou 1 exemplo que ficamos mortos de curiosidade para saber. E é isso que fez do BuzzFeed um dos maiores exemplos de como produzir um conteúdo de qualidade e muitas vezes até viral!
Marketing de Conteúdo Exemplos: pessoas comuns, exemplos de sucesso!
Você pode estar se perguntando se a estratégia funciona apenas para grandes marcas e empresas, mas a realidade é que o marketing de conteúdo pode ser para qualquer um. Se você ou sua empresa é especialista em uma área, há diversas formas de desenvolver um conteúdo de qualidade para seu público.
É o que muitos médicos têm feito através do inbound, dá uma olhada aqui: Inbound Marketing para Médicos! E você também pode colher os resultados dessa incrível estratégia produzindo seus próprios conteúdos!
Mas lembre-se que o mais importante é produzir conteúdos de qualidade que irão agregar ao seu público! Você pode encontrar mais exemplos clicando aqui e conhecendo na prática alguns dos nossos casos de sucesso: (link ao portfólio?)
Qualquer dúvida sobre o assunto você pode deixar aqui nos comentários, prometo responder com sinceridade!
Espero ter ajudado! Até breve 🙂
Giovanna Rezende.