“em primeiro lugar, o conteúdo é a razão das buscas terem começado.” Se você tem buscado ter o mínimo de conhecimento no mundo digital, eu sugiro fortemente que você comece a procurar a resposta para a seguinte pergunta: o que é marketing de conteúdo?

É bem provável que você já esteja familiarizado com as palavras marketing digital e inbound marketing  (principalmente se você acompanha o nosso blog), mas já é hora de falarmos sobre um assunto que ganha cada vez mais autoridade no mundo digital: marketing de conteúdo.

Se você tem um negócio, é um marketeiro ou simplesmente alguém querendo entender melhor o assunto, não importa, sendo sincera, ele deve ser entendido por qualquer um que deseja sucesso em qualquer área.

O marketing de conteúdo invadiu o mercado sem ao menos você ter se dado conta e, como foi tratado no artigo anterior, as empresas que não têm apostado nele, estão sendo esquecidas!

Então se você quer sair do escuro e entender como o marketing de conteúdo transformou (e ainda está transformando) todo o mundo dos negócios, você precisa deixar a preguiça de lado e ler este artigo até o final!

O que é Marketing de Conteúdo

Hoje mesmo tenho certeza de que já se deparou diversas vezes com a estratégia, e apesar de ser um assunto extremamente amplo, há sim como explicar o que é marketing de conteúdo sem criar um artigo extenso e cansativo. 

Como Lee Odden, CEO da TopRank Marketing sabiamente twittou, o conteúdo verdadeiramente é a razão de qualquer busca ter se iniciado. Isso porque todas as informações que buscamos hoje, das mais simples às mais complexas, estão presentes na internet.

E é através da disponibilização destas informações que a grande maioria das empresas têm lucrado. Das redes sociais aos blogs, a internet está repleta de marketing de conteúdo:

Uma forma de atrair o público ideal (persona), tornando-os clientes, através de uma informação (conteúdo) valiosa e relevante fazendo com que tenham uma boa imagem da sua marca, fechando assim, mais negócios.

E em teoria é exatamente isso, marketing de conteúdo é mais uma inovadora forma de fazer os negócios crescerem, e uma que tem conquistado todo o mercado, afinal o que não está disponibilizado na internet?

Como produzir marketing de conteúdo na prática?

Se você se convenceu de que verdadeiramente você ou sua empresa deve começar a investir em marketing de conteúdo e quer colocar isso em prática, existem 3 fatores básicos que você deve saber: planejamento, execução e mensuração.

É através destas 3 bases que você conseguirá desenvolver um conteúdo verdadeiramente rico:

  1. Planejamento: a primeira coisa a se fazer é definir quais os objetivos de seu conteúdo além de como serão realizadas suas estratégias. Existem diversos objetivos que você ou sua empresa podem querer atingir, e definir com que intuito o conteúdo será produzido é um fator determinante para o sucesso!

Alguns dos aspectos que são tratados na etapa de planejamento são: definição de persona, ferramentas que serão usadas, pautas de conteúdo, palavras-chaves, configuração do funil de vendas, entre outros…

  1. Execução: a etapa da execução representa exatamente seu nome, está na hora de executar todos os passos determinados no planejamento. O mais importante aqui é seguir à risca tudo o que foi determinado na etapa anterior, tomando cuidado para não perder de vista todos os pontos que foram tratados, mantendo sempre a frequência de conteúdo que foi proposta. 
  2. Mensuração: a última etapa fica responsável por analisar todo o desempenho do que foi proposto e executado. Existem diversas métricas que podem mensurar o marketing de conteúdo e é necessário definir exatamente quais agregarão valor e quais não são necessárias.

A partir delas você irá colher os resultados que trazem um conteúdo de valor ou definir novas estratégias.

 

Lembrando que um excelente marketing de conteúdo envolve muita pesquisa, gerenciamento de ações precisas no timing exato e uma sequência de métricas bem definidas e mensuráveis, e não há mal algum em contratar uma agência especializada no assunto.

Mas se você ainda quer entender exatamente quais são as ferramentas e passos de cada etapa do marketing de conteúdo é só ficar de olho aqui no blog pois ainda pretendo ajudar muito seu negócio!

 

Qualquer dúvida sobre o assunto você pode deixar aqui nos comentários, prometo responder com sinceridade!

 

Espero ter ajudado! Até breve 🙂  

Giovanna Rezende.

Primage

Author Primage

A Primage é uma agência digital localizada em Londrina, mas que possui clientes em todo o Brasil. Somos especializados em Criação de Sites, Identidade Visual, Administração de redes sociais, Marketing Digital, SEO e muito mais.

More posts by Primage