Bom dia, boa tarde, ou boa noite! Seja bem vindo a mais um artigo do nosso blog. Na semana passada introduzi o conceito de isca digital e hoje vamos nos aprofundar mais um pouco.
Se você não leu o artigo anterior, dê uma olhada antes de tocar pra cá, porque hoje vou passar a ideia básica de isca digital de forma bem sucinta e lá está tudo bem explicadinho: O que é Isca Digital e por que Ela é Importante?
Já leu o outro artigo? Então vamos lá!
Marketing e Isca Digital: um Remember de Cinco Minutinhos
Aquela rememorada básica:
Como falei no artigo anterior, o marketing é o nome do conjunto de técnicas de contato com o cliente que busca levá-lo para a compra. No marketing a opinião e o perfil do cliente são essenciais, já que o produto ou serviço ofertado se moldam em torno disso.
O marketing digital é esse mesmo conjunto, mas com o foco voltado para o mercado virtual especificamente. E é aí que a isca digital entra: ela é aquele link que puxa pra outro artigo (como coloquei ali em cima) ou que manda pra outro material (como vou te mostrar ali embaixo) e que geram engajamento com o leitor.
Tudo certo até aqui? Então vamos adiante:
Tipos de Isca Digital
No meio de um conteúdo são deixadas as iscas. O conteúdo não precisa ser um artigo como esse… Um outro bom exemplo de conteúdo com isca é o e-mail.
Alguns dos tipos de isca digital mandam o consumidor direto para páginas de compra ou de contato com vendedores. Mas não são os únicos e nem os mais recorrentes tipos de isca digital.
Além do próprio produto/serviço em si, podem ser ofertados infográficos, artigos semelhantes e intrigantes, vídeos, webinários, e-mails de atualizações e ebooks, por exemplo, além de diversos outros mecanismos que podem ser utilizados (e até criados!) de acordo com o conteúdo em questão.
Vamos ver um pouquinho sobre cada uma dessas iscas:
- Infográficos:
- Artigos:
Assim como você está vendo agora, os artigos são textos mais extensos e detalhados. Existem diversas “regrinhas” que podem reger o desenvolvimento desses artigos. Podem ser todos eles sobre diferentes assuntos, ou, como no caso em questão, desenvolverem um aprofundamento em determinado tema.
- Vídeos:
Vídeos relacionados podem entrar em praticamente quaisquer conteúdos como parte complementar do assunto abordado;
- Webinários:
Webinários já classificam um tipo de isca digital que costuma ser um pouco mais complicado de preparar: são gravações de voz e/ou vídeo que dão um toque de proximidade com o lead.
O webinário pode ser gravado previamente ou transmitido ao vivo e liberados para que o público veja mesmo depois do dia de transmissão.
Um dos pontos positivos disso é que os custos não são altos, já que um computador e uma câmera fazem o truque. Mas é claro que a imagem deve ser a melhor possível.
- E-mails:
Tidos como defasados, os e-mails ainda são grandes e ótimos disparadores de isca digital. O e-mail marketing é praticado até os dias de hoje e atinge uma grande quantidade de leads.
- Ebooks:
O ebook é o tipo mais comum de isca digital para captação de leads. É, assim como o artigo, um tipo de conteúdo rico, mas, por ser mais extenso, permite um desenvolvimento mais aprofundado do conteúdo.
Um exemplo de isca digital com ebook que se pode elaborar para o leitor é o seguinte:
Além de ser um exemplo, esse, de fato, é um ótimo ebook para se ler e aprimorar as técnicas de marketing digital e potencializar vendas! Clique no banner e faça o download (é grátis ?).
O interessante de cada tipo de isca digital é que elas podem se complementar, puxando de uma isca para outra, para enriquecer cada vez mais o conteúdo!
Assim como no artigo anterior, no meio desse eu também pus algumas iscas, para você ter mais conteúdo sobre o assunto e visualizar melhor como elas podem ser dispostas no decorrer de um texto. Cada um dos links você pode encontrar em alaranjado no decorrer do artigo.
E, como também disse antes, fique atento às atualizações do blog e não perca as novidades!
Continue lendo sobre isca digital no artigo seguinte: O Uso dos Ebooks no Marketing Digital: Guia Prático.
Se tiver qualquer dúvida, ou simplesmente quiser bater um papo, entre em contato ou deixe seu comentário aqui! ?
Maria Victoria
Resultados Digitais – Geração de Leads: 10 Tipos de Iscas Excelentes para Produzir Agora
Resultados Digitais – Como PLanejar e Criar Ebooks a Partir de Posts do Blog