Você já ouviu falar em inbound marketing? Caso não tenha ouvido, acompanhe o artigo a seguir que explicaremos mais sobre o que é está técnica, sua importância e como utilizá-la para tornar o seu negócio um grande sucesso.
O que é Inbound Marketing?
Esse termo é conhecido como uma estratégia que visa atrair e conquistar a atenção dos internautas, e que em tradução livre significa Marketing de Atração.
Para uma determinada empresa ou negócio, até que esses usuários se interessem e passem a interagir com a marca, de modo a se tornarem consumidores.
Para que o negócio consiga agregar cada vez mais clientes em sua base de contatos e estar a frente da concorrência, é necessário desenvolver estratégias que destaquem o seu diferencial.
Além disso, como benefícios de aplicar essas estratégias podemos ressaltar:
1 – Ter mais visibilidade para o negócio;
2 – Atrair mais clientes para a empresa;
3 – Produzir conteúdos relevantes e direcionados para o público;
4 – Diminuir custos para obtenção de novos clientes;
5 – Ampliar a base de clientes fidelizados;
6 – Melhorar e otimizar as vendas.
Para o sucesso de um negócio e tendo em vista tais vantagens, a aplicação dessa estratégia se torna um fator determinante. Desenvolvendo um planejamento estruturado de conteúdos e campanhas para que tudo seja feito com qualidade.
A partir dessa introdução sobre inbound marketing e sua importância, apresentaremos a seguir algumas características e estratégias mais eficazes para aplicar em seu negócio.
Não deixe de conferir informações sobre o marketing de conteúdo, email marketing, funil de vendas e mais nos tópicos a seguir.
Marketing de conteúdo
A primeira estratégia que vamos destacar é o Marketing de Conteúdo, que consiste na produção de um conteúdo qualificado e a partir do conhecimento de quem é o público-alvo.
Esse conteúdo precisa ser relevante para o perfil de consumidor que a empresa busca.
Além de apostar em formatos diversos, como é o caso de fotos, vídeos, reels, carrossel de imagens, lives, stories, dentre outros modelos.
Utilizando o marketing de conteúdo, o anúncio em redes sociais, por meio do Twitter Ads, Instagram e Facebook, assim como o Google Ads, pode ser utilizado para ampliar ainda mais o alcance e os resultados frente a um público segmentado.
Para que os anúncios tenham eficiência, é preciso direcionar o seu público. Contando com uma segmentação adequada e previamente estabelecida conforme dados colhidos na base de clientes.
Além disso, é fundamental demandar a escolha de palavras-chaves específicas e mais adequadas para o conteúdo, algoritmo e público.
É por isso que o estudo de estratégias ligadas ao marketing de conteúdo e compreensão da audiência tornam-se tão importantes nessa fase de criação de anúncios e materiais informativos orgânicos.
Os funis de venda e a conversão
Outro ponto importante para a empresa é compreender as etapas do funil de vendas. Respeitar elas e levar em consideração o estreitamento da relação com o cliente conforme ele avança no funil é fundamental.
Basicamente, os estágios consistem nos aspectos explicitados a seguir.
No topo, estão pessoas que ainda não identificaram o seu problema e não têm um direcionamento sobre uma solução que possam pesquisar nas redes. Nessa fase é importante produzir conteúdos mais gerais, que tenham tom educativo e de orientação.
No meio do funil, a pessoa já demonstrou um maior interesse em obter seu conteúdo, identificando possíveis soluções para seu problema e reconhecendo em sua marca a apresentação de opções interessantes.
É o momento em que o cliente já começa a ter uma percepção sobre o problema e começa a reconhecer sua marca como especialista.
Sendo assim, ele irá evoluir em sua jornada dentro do funil de vendas, sendo nutrido com conteúdos aprofundados e que evidenciem o que sua marca apresenta.
Por fim, no fundo do funil, o cliente já tem interesse em seu negócio e está pronto para finalizar o processo de compra.
Mesmo identificado a marca como a melhor opção, ele ainda pode apresentar dúvidas.
Um material mais denso, uma boa experiência ou uma equipe de atendimento especializada podem sanar tais duvidas.
Com o cliente preparado, sua empresa já não terá mais um cliente em potencial (como é conhecido o lead), mas uma pessoa que tornou-se um cliente do seu negócio e pode ser fidelizada por meio de contatos de pós-venda.
Criação e nutrição de blogs/leads
Sobre as estratégias de inbound marketing, vale a pena destacar a importância de criar e nutrir os blogs e sites, bem como os próprios leads por meio desses espaços;
Tudo isso faz parte da nossa primeira dica, que trata do marketing de conteúdo, que reduz objeções e dúvidas dessa audiência em relação à marca/produto.
A nutrição de leads também pode ocorrer por outros canais e, no caso do email, permite mais aproximação e qualificação no relacionamento.
Isso porque a ação já faz parte de um estágio que demonstra certo interesse do cliente, seja por materiais regulares (como a newsletter) ou a disponibilização de um produto mais aprofundado (e-book).
Em todo caso, a troca de confiança e de material de
valor (conteúdo pelo contato) pode se dar por meio de um cadastro na página.
É importante que os Blogs tenham uma periodicidade de publicação e que atendam as diferentes etapas do funil de vendas, contando também com uma estratégia de mensuração de alcance.
Uso de email marketing
Conforme mencionado anteriormente e para finalizar as estratégias de Inbound Marketing que podem ser aplicadas para atrair e estreitar o relacionamento com o potencial cliente para convertê-lo, agora falaremos sobre o e-mail marketing.
O uso dessa ferramenta é interessante para nutrir leads de forma segmentada. Permitindo o compartilhamento de materiais relevantes para o consumidor, considerando seu comportamento de forma qualificada/isolada e seus interesses e interações com a marca.
Para criar e disparar esse conteúdo, é importante contar com ferramentas apropriadas e que o público esteja bem segmentado e seja mais específico e humanizado, dentro das particularidades de cada caso ou grupo de clientes.
Além disso, é necessário desenvolver uma periodicidade de publicação, de modo a nutrir seus leads com frequência.
Softwares dedicados são capazes de automatizar e otimizar tal publicidade, enviando emails sem perder a qualidade.
Além disso, as ferramentas permitem desenvolver estratégias mais rapidamente, com maior potencial de resposta, levando em conta as taxas de resultados do e-mail.
Consequentemente, as publicações e campanhas se tornam cada vez mais efetivas.
O desenvolvimento de estratégias de Inbound Marketing promove o sucesso de um negócio, sejam elas pagas ou não, mas sempre considerando um perfil passivo de campanha.