Se você é um redator publicitário e está lendo este artigo, minhas singelas desculpas, mas a verdade é que o copywriter profissional está tomando cada vez mais o mercado, e pode até ser que você também já esteja desempenhando a função sem ao menos saber.

Mas se você não está envolvido na área e mesmo assim quer saber sobre o assunto, este artigo autêntico também irá esclarecer exatamente quais as grandes diferenças entre ambas as profissões e como isso apresenta mudança no mercado. 

Redatores Publicitários

Antes de tudo é necessário entender um pouco sobre o conceito de redação publicitária. Em termos gerais, a técnica se baseia em criar conteúdo publicitário, assim como toda sua linguagem, a partir de uma ideia persuasiva.

É uma prática antiga cuja história pode ser confundida com a própria publicidade em si. O redator publicitário não trabalha apenas com textos mas com todo o conceito em que a ideia persuasiva será vendida.

Normalmente está presente em mídias outbound, ou seja, outdoors, comerciais de televisão, anúncios em revistas ou jornais e muito mais.

Copywriter Profissional

Apesar de existirem algumas coisas em comum, a técnica de copywriting visa especialmente a produção de qualquer conteúdo escrito, altamente persuasivo, que já possui um objetivo pré estabelecido.

Ou seja, através de técnicas e estratégias, o copywriter produz um conteúdo pensando exatamente em qual será a ação que seu texto ou frase irá gerar no leitor!

Podemos dizer que o copywriter profissional hoje trabalha muito mais no âmbito digital, isso quer dizer que podemos encontrar excelentes exemplos de copywriting em anúncios de facebook, email marketing e até em mídias sociais.

>> Você pode ter uma ideia mais completa sobre copywriting através desse infográfico! <<

Copywriter Profissional VS Redatores Publicitários

Mas porquê exatamente que o copywriter profissional tem “desbancado” o redator publicitário? Bom, existem alguns motivos para fazer esta afirmação. Um dos maiores deles é porque o público e a forma como o público se comunica com a marca ou produto tem mudado.

A internet transformou o mercado, e por isso o copywriting ganhou mais espaço, o público tem se saturado de comerciais que deixam claro o aspecto de venda explícito que é o que acontece com a mídia outbound onde os redatores publicitários atuam em grande maioria.

A técnica de copywriting deixa de forma implícita o objetivo de venda, o que acaba atraindo mais o leitor moderno.

Além destes aspectos, posso acrescentar que a remuneração de uma copy bem elaborada, por mais simples e óbvia que pareça, é extremamente alta, chegando até mesmo a valer milhares de reais!

Uma profissão que tem ganhado cada vez mais espaço, e que mostra como todas as profissões estão sujeitas às mudanças da tecnologia, e que acima de “desbancar” redatores, tem transformado a forma como estes trabalham.

Todas as áreas tem se adaptado ao mundo digital, até mesmo às milenares como a medicina. E a sua empresa? Já se adaptou ao digital? Existem diversas formas e áreas que você ou sua marca podem atuar, é só tomar o primeiro passo e investir.

 

Qualquer dúvida sobre o assunto você pode deixar aqui nos comentários, prometo responder com sinceridade!

 

Espero ter ajudado! Até breve 🙂

Giovanna Rezende.

Primage

Author Primage

A Primage é uma agência digital localizada em Londrina, mas que possui clientes em todo o Brasil. Somos especializados em Criação de Sites, Identidade Visual, Administração de redes sociais, Marketing Digital, SEO e muito mais.

More posts by Primage